A  Abadia



Foto da Abadia antiga.

Histórico



Em 1907 a paulistana Ana Abiah da Silva Prado, sob a orientação de Dom Miguel Kruse , então abade do Mosteiro de São Bento, em São Paulo,  viaja para a Inglaterra, onde ingressa na Abadia de Nossa Senhora da Consolação, em Stanbrook, recebendo aí sólida formação monástica beneditina. Recebe o novo nome de Ir. Gertrudes Cecília da Silva Prado. Algumas jovens brasileiras, partilhando o mesmo ideal, também ingressam em Stanbrook tendo em vista a fundação do Brasil, que será realizada em 1911.

Pouco antes de desembarcar em terras brasileiras, o grupo fundador é marcado por um inesperado acontecimento: a 14 de outubro de 1911, a bordo do navio Aragon morre a prioresa inglesa da fundação, Madre Domitilla Tolhurst. Assim Irmã Gertrudes é nomeada a nova prioresa. Em 24 de novembro do mesmo ano, é fundada a Abadia de Santa Maria, na cidade de São Paulo.

As vocações chegam de todos as partes do Brasil e a comunidade cresce rapidamente. Em 8 de abril de 1918 Madre Gertrudes Cecília da Silva Prado recebe a benção abacial, tendo por lema “Ipse pax mea”.

Tal foi a fecundidade da vida monástica feminina beneditina no Brasil que em 1941 a Abadia de Santa Maria faz sua primeira fundação: o Mosteiro de Santa Escolástica, em Buenos Aires, Argentina.

Em 1949 é a vez da segunda fundação: a Abadia de Nossa Senhora das Graças, em Belo Horizonte, MG.

Em 1960 é feita a terceira fundação: a Abadia da Santa Cruz, em Juiz de Fora, MG.

E em 1974, sai a quarta  fundação: a Abadia Nossa Senhora da Paz, em Itapecerica da Serra, SP.

Estes mosteiros fundaram outros que hoje estão presentes em quase todos os estados do Brasil, na Argentina, no Uruguai e no Chile.

Em 26 de novembro de 1976 a Abadia de Santa Maria transferiu-se para a Zona Norte da Cidade de São Paulo, em frente à Serra da Cantareira, na Av. Cel, Sezefredo Fagundes, onde se encontra até os dia de hoje. A Comunidade se mantem fiel aos valores recebidos e ao mesmo tempo se renova adaptando-se às exigências da vida moderna.






Fotos da Abadia atual: